ARTIGOS



Missões





Um compromisso de todos nós
(Pr. Pedro Zequini)

A definição da palavra "missão", através do teólogo Oséas Macedo de Paula (CPAD), nos assegura que vem da expressão latina missione, que se origina, por sua vez do verbo mittere, que significa ação, tarefa, ordem, mandado, compromisso, incumbência, encargo ou obrigação de enviar missionários. No grego, corresponde à apostolé, que traduzido em português, significa apóstolo; alguém enviado por ordem de Deus para cumprir uma tarefa. A missão  pode ser evangelística e/ou nacional, quando a pregação do evangelho  é realizada dentro da cultura e do país em que vive o missionário. No entanto, quando  a proclamação do evangelho é realizada numa cultura ou país estranho ao do missionário, como por exemplo:  a Índia, Sudão, Cuba,  Nepal, china, países da áfrica, etc., esta missão é denominada "Missão transcultural".
      O contexto histórico em que foi delegado "À grande comissão"  formada pelos onze apóstolos, foi num momento muito importante para o Cristianismo. O Senhor, após sua morte de Cruz, e após a sua ressurreição, apareceu primeiramente para Maria Madalena, depois para dois apóstolos não revelados pela Bíblia,  que estavam à  caminho da Aldeia de Emaus e, finalmente, se apresentou aos onze apóstolos.
Neste momento o Senhor estabeleceu o seu mandamento, conforme disposto em Marcos 16.15 - "E disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda à criatura". Nota-se que o mandamento  de Jesus não pode ser traduzido como um simples pedido;  é imperativo, o mandamento significa uma ordem, uma lei,  Jesus estabeleceu uma lei para que nós, enquanto Cristãos, viéssemos  a cumprir. No entanto, Jesus estabeleceu uma condição para àquele a quem a palavra fosse revelada.  Em Mc. 16.16 o Senhor nos assegura: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer está condenado". Neste momento, a Bíblia nos revela que o Senhor, após ter estabelecido este mandamento "Ide", foi recebido no Céu e assentou-se à direita de Deus Pai.  O meu chamado para missões aconteceu através de um convite para integrar uma "Comissão de Missões"  presidida pelo Pastor Rogério Mariano  e liderado pelo nosso Pastor Genício Severo dos Santos, Presidente da  Igreja Assembléia de Deus - Campo do Taboão - Ministério de Madureira - São Bernardo do Campo. Após a formação desta comissão, fui convidado pelo próprio Pastor Genício, para acompanhá-lo até a cidade de Teresina, capital de Piauí,  onde ele esteve em convenção estadual - Conemad - PI, representando nosso Bispo Dr. Manoel Ferreira. 
Nesta ocasião,  tivemos a oportunidade de conhecer  "in loco" os problemas cruciais daquele Estado, especialmente, a falta de infra-estrutura  básica: Saúde, educação, transporte, higiene, etc. Deparamo-nos também, com uma  brutal escassez  de chuva, uma temperatura elevadíssima,  gado morrendo por falta de água e alimento, pessoas tomando água de cisternas, ou seja, uma situação desumana  e carecedora de nossa compaixão. Conhecedor do mandamento de Jesus e sensibilizado pela situação em que encontramos o nosso povo de Piauí, o Pastor Genício determinou que dedicássemos  atenção especial para aquele Estado.  Já nesta ocasião, assumimos a manutenção de um missionário e hoje temos cinco frentes de "trabalho missionário", nas cidades de Campo Grande, Alegrete e São Julião,  liderados por dois missionários mantidos pelo Campo de Taboão. Os nossos cultos de missões estão integrando todo o nosso campo de trabalho: Igrejas, congregações, empresários, obreiros e membros sensibilizados com a causa missionária. 

Hoje, temos o orgulho de participar de "uma Igreja Missionária".
Não podemos atender todas as demandas e "pedidos de socorro" que chegam ao nosso departamento de missões,  pois carecemos de recursos. No entanto, a comissão de missões, após convite do governo de Cuba e autorizado por este, resolveu enviar uma equipe liderada pelo Pastor Presidente Genício Severo dos Santos, que estará naquele País Caribenho - entre os dias  22  a 31 de outubro de 2007-, para conhecer a realidade local,  com objetivo de enviar futuros missionários que, certamente, encontrarão  uma "terra fértil" para lançar a poderosa semente, que é a "Palavra" transformadora  de Jesus Cristo. Com objetivo de alertar ao amado leitor  sobre o que  o Senhor Jesus espera de  cada um de nós, escolhi alguns versículos para reflexão e, porque não  dizer, sensibilizá-lo para o cumprimento do mandamento de Jesus:
Rm. 10.13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvo.
Rm. 10.14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar?  E como ouvirão se não houver quem pregue?
Rm. 14.15 - E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas".
Por último, missões são feitas com os pés dos que vão; com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem.